Então você vai iniciar o seu negócio!
Seja lá qual foi a sua motivação inicial, você provalvelmente já parou para pensar em qual produto ou serviço vai dedicar seus esforços, onde vai trabalhar, como vai dar o pontapé inicial, mas existe uma questão que tenho quase certeza que você não pensou ainda e a pergunta que eu te faço é:
Você já pensou em quem será seu público?
Quem será seu potencial cliente?
O que esse cliente espera de você e de seus produtos e serviços?
Pois é, na maioria das vezes essa resposta é prática e do tipo:
-Todo mundo ué! Não é óbvio!?
E não, não é bem assim.
Você não vende pra todo mundo, seu cliente não é todo mundo. E você precisa entender isso e descobrir o quanto antes quem ele é, como ele se comporta, o que ele deseja para que você possa melhor atendê-lo.
Então vamos "fuçar" algumas questões que podem facilitar sua compreensão.
Público Alvo
O nome "público" já faz referência à algo sem muita especificidade, algo amplo, coletivo.
No público alvo você irá definir características básicas que você encontrará igualmente em todos os seus possíveis clientes, pessoas que você terá a maior probabilidade de vender.
Com o público alvo, você irá tratar informações apartir de dados demográficos, socioeconômicos, hábitos de consumo e comportamentais.
Persona
A persona é um representante do seu público alvo. A persona facilitará a direção da sua estratégia para atingir o seu público, para facilitar a sua comunicação, para criar uma forma efetiva de atingir o seu público nos canais que ele se encontra.
pensa que seu público alvo se encontra nas redes sociais, nas plataformas de marketplace, ao redor do seu negócio físico. A criação deste "cliente" ideal seja ele fictício ou não facilitará toda a sua comunicação para melhorar as possibilidades de compra do seu público alvo.
A palavra Avatar também é utilizada para definir esse tipo de estratégia.
Este esquema abaixo é um exemplo sobre a diferença entre Público Alvo e Persona.
E então, o que achou das informações? Te ajudam em alguma questão?
Estude mais sobre seu público, faça pesquisas, entenda mais sobre ele para que a sua comunicação seja cada vez melhor.
Se quiser baixar e compartilhar essas imagens, não tem problema, mas lembra de dar aquela moral e os crédito aos blog tá ok, a Designer agradece.
Aproveite as informações e cai dentro, aos poucos você vai adequando seu público e sua persona. E lembre-se, pode ser que você precise de mais de uma persona para seus produtos, mas isso é papo para uma outra hora!
Sucesso e até a próxima!
0 Comentários