Como montar o Canva Business?

 

Por idealisa_estudio

Então galerinha, apresentamos num outro post o Modelo Canva Business e agora vamos falar sobre como montar ele passo a passo ok.

Este modelo é composto de 9 quadros, alguns modelos contam com 8 quadros, mas a diferença é basicamente a área do Segmento de Cliente. Então, vamos começar?!

Por idealisa_estudio


Esta será basicamente a sequência de preenchimento e elaboração deste modelo:

  1. Segmento de Clientes e Proposta de Valores;

  2. Relacionamento com o Cliente e Canais;

  3. Parcerias Chave e Atividades Chave;

  4. Recursos Chave, Fontes de Renda e Estrutura de Custos.


1º Passo: Segmento de Clientes e Proposta de Valores

Inicie seu planejamento pensando no ponto principal do seu negócio: seu CLIENTE .

Algumas perguntas nesta estapa facilitarão seu trabalho:

  • Quem é meu cliente potêncial/ideal?

  • Onde estão esses clientes? Estão nas redondezas do seu negócio, estão online?

  • Quais são suas necessidades?

  • O que ele ganha com seu produto ou serviço?


Dica: nesta etapa, planeje com calma sua Persona . Mais acertivo que ter um Público Alvo, a criação da Persona irá te auxiliar na criação de materiais para divulgação de produtos e até mesmo quais serviços e serão mais adequados. Mas não precisa descartar a ideia do Público Alvo, também é muito importante.


Esses são dois sites que podem te ajudar a montar a ideia da sua Persona:




Definido o seu segmento de Cliente pensa na sua Proposta de Valores. Neste passo, leve em consideração o benefício que seu cliente obterá ao adquirir seus produtos ou serviços. Analisar também suas melhorias e seus possíveis diferenciais em relação à sua concorrência.


2º Passo: Relacionamento com o Cliente e Canais

Aqui você irá pensar quais as formas de encontrar seus clientes e seu relacionamento com eles, como mantê-los e de como conquistar novos.

Outras pergutinhas que podem te ajudar nesta etapa:

  • Atuarei apenas no online ou apenas no físico ou nos dois?

  • Em quais locais meus clientes podem me encontrar?

  • Quais as formas que utilizarei para ser reconhecido pelos clientes? Serão digitais ou físicos?


Dica: é mais barato manter um cliente do que conquistar novos, pense em estratégias para fidelizar os que chegam até você e os mesmos serão facilitadores de novos clientes.

Busque sempre caminhos curtos para que seus clientes cheguem até seus produtos e serviços.


3º Passo: Parcerias Chave e Atividades Chave

Então você escolheu o que quer atuar, mas será que definirá corretamente o seu nicho? Pesquisou informações, possibilidades de produtos e serviços corretamente e quais terão mais facilidade de saída e de bom retorno?


Essa é a hora de ordenar esses passos. Muitas vezes imaginamos que precisamos de muito para começar a empreender, mas um pacote básico de produtos e serviços que facilita o seu gerenciamento e que atende com maior qualidade e eficiência às necessidades de seus clientes.


Ordene quais são os melhores produtos/serviços para começar, pois eles demandarão de necessidades de produção, matéria prima. E é nesta hora que entra nas Parcerias Chaves. Eles serão seus apoiadores para conseguir oferecer bem seus produtos/serviços. Se você precisa de papel, ache seus melhores distribuidores, se precisa de matéria prima alimentícia, ache os melhores distribuidores e assim vai. Essas duas etapas te manterão em plena organização do que precisa para manter seu negócio funcionando e onde encontrar suas bases de materiais ou serviços de base também.


4º Passo: Recursos Chave, Fontes de Renda e Estrutura de Custos

Esta é basicamente a última etapa e nela se encontra a sua organização financeira para fazer rodar o seu negócio.


Primeiro você deve listar quais são os Recursos Chave para que seu negócio possa funcionar. Se você atua na área da confeitaria por exemplo, precisa de uma batedeira, um forno profissional, tábuas e afins. Isso é o que você precisa ter em mente para organizar esta parte.


Logo depois você irá ordenar sobre as Fontes de Renda. Nela incluímos a sua precificação, os valores dos seus produtos e serviços e como será feita a oferta. Será em loja física, será em loja visual? Terá em estoque, será produzido?


E então olhamos para a Estrutura de Custos que nada mais são os seus custos fixos (água, luz, internet...) e suas variáveis ​​de custos, aplicamos aqui os valores como de taxas nas vendas a prazo, nas mensalidades de lojas virtuais e outros serviços que deverão ser levados em conta na hora de precificar, materiais para produção, entre outros.


Essa é uma forma muito simples de você verificar se seu negócio é viável e se está pronto para ser colocado na prática. Depois disso, mão na massa e boa sorte, você tem um belo trabalho para começar e por em prática daqui pra frente. Lembre-se, para empreender, estudar sempre e fundamental.



Se esse conteúdo te ajudou, me conta aqui!

Nos vemos em breve. Sucesso e até a próxima!

Postar um comentário

0 Comentários